sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fototrapologia - exposição de Fotografia e Tapeçaria


 
Alegoria do Inferno
Representa o Céu para dar a ideia do Inferno. A ilação moral é trocada pela estética do olhar fotográfico, que permite transformar o branco e azul do céu no vermelho e negro do inferno. Consente, assim, no mesmo suporte, a coexistência de duas realidades dissonantes: o Céu e o Inferno.
Resulta da introspeção que o autor faz sobre a sua posição na esfera da religião e da sua certeza de que está, sem apelo, condenado ao Inferno, vivendo num ambiente que considera hostil às suas convicções, constituindo a fotografia um refúgio e de paz interior no mundo terreno.
Esteticamente é um desafio de descoberta de formas e cor que representam tudo o que o Inferno cristão tem para oferecer.
                                   Arlindo Pinto - 2013


 
Trapologia é feita como quem pinta.
De base tem os tecidos, as rendas, os brocados.
Cortados, recortados, como tiras informais.
E depois começa o jogo.
O jogo de composição de um tema.
De um tema mentalmente prévio
Ou adequadamente estudado.
Neste jogo, acrescenta-se pano,
Subtrai-se tecido,
Sobrepõe-se a renda,
Buscando a descoberta na transparência.
É um jogo de imaginação, de criatividade,
Fazendo e desfazendo,
Sobrepondo e aliviando.
Impera o sentido estético da coisa.
Como na pintura,
depende da decisão da artista,
dar o processo como acabado.
O resultado – uma trapologia!
         Ana Cassiano - 2013

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